top of page

O mundo jaz no maligno

A afirmação de que "o mundo jaz no maligno" é encontrada na Bíblia em 1 João 5:19, onde o apóstolo João escreve: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno." Essa afirmação pode parecer pessimista, mas é importante entendê-la dentro do contexto bíblico e teológico mais amplo.


Em primeiro lugar, a Bíblia ensina que Deus criou o mundo e o criou bom (Gênesis 1:31). No entanto, após a queda da humanidade no pecado (Gênesis 3), o mundo passou a estar sob o domínio do pecado e da morte. Em outras palavras, o mundo está em uma condição de desordem moral e espiritual, que é resultado do pecado humano.


Além disso, a Bíblia ensina que Satanás é um ser real e poderoso que exerce influência sobre o mundo. Ele é descrito como "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4) e "o príncipe deste mundo" (João 12:31). Embora ele não tenha poder absoluto, ele é capaz de enganar e seduzir as pessoas a seguirem o caminho do pecado e da morte.


Dessa forma, quando João diz que "o mundo inteiro jaz no maligno", ele está apontando para a realidade do pecado e da influência de Satanás sobre o mundo. Isso não significa que tudo no mundo é necessariamente mau ou que as pessoas não podem fazer o bem. Pelo contrário, a Bíblia ensina que Deus ainda está trabalhando no mundo e que as pessoas são capazes de fazer escolhas boas e justas. No entanto, a condição geral do mundo é de pecado e desordem, e isso é algo que só pode ser completamente superado pela obra redentora de Deus em Cristo.

49 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page